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Ensino Religioso: Formação Ética, Cultural e Inter-religiosa da Educação Básica à Licenciatura

O Ensino Religioso é uma disciplina que promove o conhecimento sobre a diversidade de tradições religiosas, suas expressões culturais, valores éticos e impacto social. Sua função educativa ultrapassa a simples instrução confessional, oferecendo ao aluno ferramentas para compreender o fenômeno religioso de maneira crítica, respeitosa e contextualizada.


Ensino Religioso do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental: Valores, Cultura e Experiência

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso tem como foco a formação de valores como respeito, solidariedade, cuidado com o outro e convivência ética. Essa etapa introduz o aluno à diversidade religiosa de maneira lúdica e acessível, explorando símbolos, festas, histórias e lugares sagrados.

“O Ensino Religioso nos anos iniciais deve possibilitar a compreensão da experiência religiosa como fenômeno humano e social, respeitando a diversidade e favorecendo o diálogo e a convivência entre diferentes crenças.”
— (BRASIL, 2017, p. 387, BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o ER nesta fase não é confessional, mas sim “de natureza laica, voltado ao conhecimento das tradições religiosas e suas manifestações culturais”.

“Trata-se de uma área do conhecimento que não visa à adesão a uma determinada fé, mas sim ao conhecimento e à valorização da pluralidade.”
— (BNCC, 2017)


Ensino Religioso do 6º ao 9º Ano: Diálogo Inter-religioso e Análise Crítica

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso aprofunda a abordagem do fenômeno religioso, estimulando o pensamento crítico, o respeito à diversidade e a análise dos impactos sociais, históricos e culturais das religiões.

“O Ensino Religioso deve contribuir para a formação de sujeitos críticos, conscientes de seu papel na construção de uma sociedade democrática e plural.”
— (STRECK, 2003, p. 49)

As temáticas abordadas incluem a ética religiosa, a simbologia, os textos sagrados, a diversidade de crenças e o enfrentamento à intolerância religiosa. Essa abordagem amplia a compreensão das religiões como construções humanas que influenciam comportamentos, instituições e culturas.


Ensino Religioso no Ensino Médio: Fenômeno Religioso, Ética e Cidadania

No Ensino Médio, o Ensino Religioso se consolida como campo do conhecimento que analisa o fenômeno religioso de forma sistemática, filosófica e crítica, dialogando com áreas como sociologia, filosofia, história e antropologia.

“O Ensino Religioso, como componente curricular, deve oferecer aos alunos a oportunidade de compreender o fenômeno religioso como parte constitutiva da história da humanidade e da formação dos povos.”
— (MACHADO, 2004, p. 72)

O foco está na articulação entre ética, espiritualidade e cidadania, promovendo o respeito aos direitos humanos, à liberdade religiosa e à laicidade do Estado. Também são discutidos temas contemporâneos como fundamentalismo, religião e política, e religiosidade na juventude.


Licenciatura em Ciência da Religião: Formação Crítica e Interdisciplinar

O curso de Licenciatura em Ciência da Religião forma professores para o Ensino Religioso e pesquisadores capacitados a analisar criticamente as religiões como fenômenos culturais, históricos e sociais. O currículo abrange disciplinas como História das Religiões, Antropologia da Religião, Filosofia da Religião, Didática do Ensino Religioso, Psicologia da Religião, entre outras.

“A Ciência da Religião é uma área interdisciplinar que estuda as religiões sem vinculação confessional, baseando-se em métodos científicos e críticos.”
— (SEFFNER, 2002, p. 16)

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, os egressos devem ser aptos a promover o respeito à diversidade religiosa e a atuar de forma crítica e comprometida com os princípios democráticos e laicos.

“O professor de Ensino Religioso deve ser preparado para lidar com a pluralidade, promovendo o diálogo, a inclusão e o combate à intolerância.”
— (BRASIL, 2001, DCN da Licenciatura em Ciência da Religião)


Considerações Finais

A disciplina de Ensino Religioso, ao longo das etapas educacionais, promove a construção de valores, a compreensão intercultural e a análise crítica do papel das religiões na sociedade. No contexto da formação docente, a Licenciatura em Ciência da Religião amplia essas dimensões, preparando educadores comprometidos com o conhecimento científico, o respeito à diversidade e a laicidade do ensino público.


Referências Bibliográficas

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Ciências da Religião e Ensino Religioso. Brasília: MEC, 2001.
  • MOURA, W. L. de. Ensino Religioso: possibilidades e desafios. São Paulo: Paulinas, 2001.
  • STRECK, D. R. Educação e cidadania: a construção da política pública de ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2003.
  • MACHADO, A. R. O Ensino Religioso e a formação ética do sujeito. In: MOURA, W. L. de (Org.). Ensino Religioso: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Paulinas, 2004.
  • SEFFNER, F. Ciência da Religião e Ensino Religioso: aproximações possíveis. São Paulo: Loyola, 2002.

AlexCSilva

É servo de Deus, educador, consultor e autodidata apaixonado por inovação e conexões humanas. Casado e pai de família, dedica-se a compartilhar conhecimento de forma prática, com foco em resultados reais. Sua missão é ajudar pessoas a transformarem desafios em oportunidades, unindo aprendizado contínuo e compromisso com o sucesso de cada um.

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